sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sobre blogs e leitores

Texto publicado na "Folha de S.Paulo" de 9/janeiro/2009, Caderno "Cotidiano"

Bondão da língua solta
por Barbara Gancia


Não importa se a fonte é respeitável, se as informações foram checadas ou se Kaddafi se escreve com "k" ou "q"

SOU DO TIPO QUE chega atrasada a tudo que é novidade tecnológica. Nos anos 90, quando a Folha fez a transição da máquina de escrever para o computador, eu resisti até onde deu. E só me animei a adotar o micro quando percebi que a minha era a única máquina que ainda fazia barulho em meio a dezenas de monitores mudos na Redação.

Com o CD, eu também tive de me acostumar na marra. Acabei despedindo-me dos discos e das insuportáveis fitas cassete quando já não estavam mais disponíveis no mercado. E só adquiri um DVD player depois de muita persuasão, na época em que minha empregada comprou o aparelho dela. Sendo a obtusa eletrônica que sou, não chega a ser uma surpresa que eu só tenha começado um blog no último dia de julho de 2008.

Sempre ouvia dizer de todo mundo (e seu vizinho) que tem blog que escrever várias vezes ao dia é um processo escravizante, em que você fica por demais exposto às cobranças dos leitores. Um pouco é verdade, meu dia está bem mais curto do que era antes. Mas hoje eu já não devo mais nada em matéria de atualidade.

Acabei descobrindo um outro tipo de leitor, menos exigente que o do jornal ou do rádio. Geralmente um fanático pela informalidade da internet, ele tem especial interesse pela novidade. Não importa muito para ele se a fonte da notícia é respeitável, se as informações foram checadas ou se Kaddafi se escreve com "k" ou com "q".

O negócio do cliente cibernético é descobrir antes dos outros o filme mais engraçado do momento no YouTube ou o texto mais inortodoxo sobre os bombardeios na faixa de Gaza. Isto feito, o que conta é a rapidez com a qual ele dissemina o seu achado entre os outros internautas. Ainda estou me acostumando a essa avidez pelo exótico, mas já começo a percorrer os mesmos caminhos que eles trilham. Hoje, visito um sem número de blogs de colegas todos os dias, dos mais óbvios aos mais inconsequentes, como o Kibe Loco, do genial Antonio Tabet, o blog do Bonitão ou o Gordo Nerd.

Você nunca ouviu falar, nobre leitor? Pois eles são hits absolutos entre a geração que já sabia digitar o próprio nome antes de aprender a dizer "obrigada". E usam de uma linguagem que, nos bons tempos, a gente só ouvia em oficina mecânica de beira de estrada. Os blogs dos EUA são ainda mais ácidos.

Perez Hilton, o blogueiro espalha-fofocas de celebridades, que atrai mais de 9 milhões de visitas ao dia, não vê nada demais em publicar uma foto de Tom Cruise com uma imagem fálica desenhada sobre as calças do ator. Enquanto escrevo este texto, em seu blog há um post intitulado "Cokate to make another coke baby?", sobre a possível gravidez da modelo Kate Moss, que já foi flagrada em vídeo captado por telefone celular consumindo cocaína.

Perez, cujo nome verdadeiro é Mario Lavandeira, já sofreu vários processos, mas nunca foi obrigado a indenizar ninguém. No mais recente, ele levou a melhor sobre a DJ Samantha Ronson, namorada da atriz Lindsay Lohan, que acabou tendo de arcar com as custas do processo.

Não sei bem qual a próxima parada desse bonde desgovernado, mas uma coisa é certa: não dá para ficar dormindo no ponto.

Nenhum comentário: