quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CD tem recorde de pré-venda

Texto publicado no jornal "Folha de S.Paulo" de 26/novembro/2009, no caderno "Ilustrada"

Estreia em disco de Susan Boyle, 48, bate recorde de pré-venda
por Thiago Ney, da Reportagem Local

Ex-participante de um concurso da TV britânica, escocesa lança primeiro CD

Em 11 de abril, Susan Boyle deixou de ser apenas uma escocesa desajeitada dona do gato Pebbles para se tornar uma voz de alcance planetário. Naquele dia, ela espantou o mundo com uma interpretação estonteante de "I Dreamed a Dream" (do musical "Les Misérables") no programa de televisão britânico "Britain's Got Talent".

Boyle, 48 anos, não ficou com o primeiro lugar — perdeu para um grupo de dançarinos meia-boca chamado Diversity —, mas sua fama ficou maior do que a do programa. Tanto que nesta semana saiu na Europa e nos EUA o primeiro disco da agora cantora profissional Susan Boyle (a Sony promete lançá-lo em breve no Brasil).

"I Dreamed a Dream" é o nome do álbum, que bateu recorde como o disco que teve o maior número de pré-vendas da história da Amazon — a empresa não divulgou números, mas especula-se que tenha batido nos 150 mil pedidos.

Em tempos de escassez na indústria da música, Boyle é um investimento seguro. Seus vídeos no YouTube já ultrapassaram as 100 milhões de visualizações. Os shows dificilmente são realizados com lugares disponíveis na plateia. E até foi mencionada em "Simpsons".

Em "I Dreamed a Dream", além da canção-título, Boyle tenta investir em áreas menos óbvias — a primeira faixa do disco é "Wild Horses", balada dos Rolling Stones.

Há espaço para Madonna ("You'll See") e Monkees ("Daydream Believer"). Segundo o encarte, foi Boyle quem escolheu as faixas.

Mas a cantora não foge das baladas e do sentimentalismo superficial — estão no álbum versões para "Cry Me a River", "Amazing Grace" e a natalina "Silent Night".

O fim do ano está aí. Para o bem e para o mal, "I Dreamed a Dream" estará em vários amigos-secretos por aí.

Nenhum comentário: