sexta-feira, 19 de junho de 2009

DJs de iPods... ou personal ipodders

Texto publicado no "Jornal da Tarde", de 19/junho/2009, seção "Variedades"

Baile de um homem só
por Felipe Branco Cruz, felipe.cruz@grupoestado.com.br

DJs de iPods ganham a vida fazendo trilha sonora sob medida para clientes

A vida ganhou trilha sonora até para fila de banco desde que a música decretou sua liberdade de meios físicos nada portáteis como CDs, fitas e LPs e foi parar nos minúsculos iPods. Agora, um novo personagem ganha força nesse bailão individual: os DJs de iPods, mais conhecidos como personal ipodders. Especializados em combinar canções segundo o perfil de cada cliente, que pode ser uma pessoa ou um restaurante, essas figuras ganharam força.

Há três anos, antes de o aparelho se popularizar, os principais clientes eram ouvintes que queriam consumir música sem se digladiarem com a tecnologia. Assim, procuravam alguém que fizesse ‘o serviço sujo’ de baixar as músicas para eles. Com a popularização do tocador digital, o perfil da freguesia mudou.

Hoje, quem mais procura por um personal são restaurantes e hotéis que aproveitaram para jogar fora centenas de CDs que ocupavam espaço debaixo do balcão por apenas um iPod, capaz de armazenar até 30 dias de músicas.

Pessoas comuns também continuam requisitando seus serviços, mas agora eles buscam por novidades e por playlists personalizadas. “Meu público são as pessoas que querem sonorizar sua vida. Converso com cada um dos meus clientes, descubro seus hábitos e gostos musicais e faço a seleção”, explica Dodô.

Hugo Delgado, um dos sócios do restaurante Obá, contratou os serviços de Cris Naumovs. Com o que conheceu, compara o trabalho de um personal ipodder ao de um decorador. “A música, assim como os quadros e a decoração, não é a protagonista de um restaurante. Mas esses elementos são responsáveis por criar uma atmosfera mais agradável”, diz. Para o restaurante, a DJ de iPod Cris fez 60 playlists diferentes: 30 para o almoço e 30 para o jantar. “Assim temos músicas diferentes durante todo o mês”, diz Delgado.

Mais do que agradar aos clientes, a música ambiente evitou que o dono do restaurante parasse de se preocupar com a música e se focasse apenas na cozinha. “As vezes o CD tocava várias vezes seguidas e os garçons não aguentavam mais ouvir a mesma música”, diz. Cris conta que começou a trabalhar com isso por acaso. “Por trabalhar como DJ, me perguntaram se eu sabia mexer com iPod. Fiz para uma amiga, que recomendou a outra, e assim foi”, explica.

A mesma história conta DJ Dodô Azevedo, responsável por cunhar o termo personal ipodder. Ele chega a receber por mês até 20 pedidos de downloads personalizados. “Mas eu só pego quatro trabalhos por mês. Chego a escolher mais de mil músicas para cada cliente. Para fazer o trabalho bem feito é preciso tempo”, diz o DJ. No momento da entrevista, ele estava comprando músicas nigerianas em um site para um freguês.

Dodô também é autor do livro DJ Pessoal - Uma Áudio Ajuda, uma espécie de manual do personal ipodder. “No livro, ensino como fazer bons playlists e dou sugestões de músicas essenciais para se ouvir quando estiver com gripe, quando levar um pé na bunda ou para malhar.”

O DJ destaca também que todas as músicas são compradas legalmente em sites como iTunes e Uol Store. “Um personal stylist vai com você até a loja, diz quais roupas você deve comprar. Ele ganha 25% em cima do que você gastar. É a mesma coisa comigo. Digo quais músicas a pessoa deve comprar e cobro 25% em cima do valor da compra.” Se o mês for muito bom, o DJ chega a ganhar até R$8 mil.

Dodô diferencia seu trabalho do de um mero técnico em informática. “Se um ricaço me pede para transformar todos seus CDs em MP3, esse não é um trabalho de ipodder e sim de um técnico em informática.” Entre as pessoas que já contrataram os serviços de Dodô, estão o técnico de basquete Bernadinho e a atleta Fernanda Venturini, além de Ana Paula Araújo e Astrid Fontenelle.

O DJ Rafa Nunes se mudou para a França há dois anos. Por lá as coisas são mais complicadas e não existe este mercado. “Aqui na França as pessoas baixam gratuitamente podcasts com programas de rádios.” No Brasil, ele adicionava nos iPods de seus clientes remix de canções que discotecava a noite. “Antes, eu vendia CDs e DVDs. Depois, passei a vender os MP3 direto nos iPods.”

MÚSICA E GRIPE

Dodô Azevedo, autor do livro DJ Pessoal - Uma Audio Ajuda, aproveita o inverno e sugere uma lista com as melhores músicas para se ouvir enquanto estiver resfriado.

‘Becha By Goly, Wow’ - The Stylistcs. “Delicioso groove Motown com vocais em falsetes curativos enviados do céu.”

‘Hands of Time’ - Groove Armada. “Chega junto discreto como um gato que se ajeita no pé.”

‘Shaolim Satellite’ - Thievery Corporation. “Limão e gripe, tudo a ver.”

‘Liebestraum No. 3 em Lá, Op. 62, S. 541 - Claudio Arau.“Essa peça de Lizt ao piano de Claudio Arau é um paracetamol definitivo.”

‘Breathe Me’ - Siá. “A voz sussurrada é Vaporub espalhado no peito pela mãe.”

’Só quero um Xodó’ - Gilberto Gil. “Uma das vantagens em ficar gripado é poder fazer-se de vítima.”

‘Silk Road’ - Yu Xiao Guang. “Música de acupuntura.”

‘It never entered in my mind’ - Miles Davis Quintet “jazz, música curativa.”

A pedido do ‘JT’, o DJ e personal ipodder Dodô Azevedo conta como fazer para montar um playlist pessoal perfeito.

Não tenha medo de novidades.

Novas músicas surgem todos os dias. Algumas são boas, outras nem tanto.

Um dos segredos para uma boa trilha sonora é trabalhar com sua memória afetiva. Descubra qual música traz para sua mente boas recordações.

Como montar uma trilha para o outro ouvir

Para o amigo, a namorada ou quem sabe até um futuro cliente, Dodô dá as dicas para montar trilha dos outros.

A maioria das pessoas gosta de músicas comuns. Mas isso não quer dizer que a música tenha de cair no lugar comum.

O ideal é ter bom humor. Não é brega, por exemplo, escolher 'Sandra Rosa Madalena', do Sidney Magal, se for feito com criatividade.

Com a namorada, o segredo é a ‘fofura’. E o bom humor anda muito próximo da ‘fofura’. Para entender o que é essa tal de ‘fofura’, basta ouvir a trilha sonora do filme ‘Juno’.

Nenhum comentário: