quarta-feira, 3 de setembro de 2008

New Orleans, Louisiana...

Texto publicado na "Folha de S.Paulo" de 03/setembro/2008, seção "Opinião"

Alegre, bonita e inocente
por Ruy Castro

RIO DE JANEIRO - Por sorte, o furacão Gustav se apiedou e passou ao largo de Nova Orleans. Tivesse repetido a fúria do Katrina, há três anos, e a devastação seria definitiva. Não foi desta vez, mas, um dia, será. Nova Orleans, construída na rota dos furacões, tem regiões abaixo do nível do mar -não custa muito para ser levada de um gole.

É das poucas cidades do mundo (e a única americana) que despertam um sentimento universal de ternura. Em toda parte, há gente que ama Nova Orleans sem nunca ter ido lá. É o meu caso. Basta um mínimo de formação jazzística para ficar íntimo de suas ruas ou casas, muitas delas títulos de músicas.

Ruas como a Basin, Canal ou Perdido — qual jazzista não conhece "Basin Street Blues", "Canal Street Blues" ou "Perdido"? Louis Armstrong (que nasceu numa aléia da Perdido) imortalizou "Mahogany Hall Stomp", referente ao extinto Mahogany Hall, o bordel de madame Lulu White, de luxo inacreditável. Jelly Roll Morton compôs "Pontchartrain Blues", em homenagem ao lago Pontchartrain, que, quando transborda, alaga a cidade inteira. E a zona do West End, ao pé do lago, inspirou o "West End Blues", de King Oliver.

Diz-se que o berço do jazz foi Storyville, o bairro da prostituição em Nova Orleans, que a lei mandou fechar e demolir em 1917. Expulsos do paraíso e sem ter onde tocar, os músicos começaram a longa peregrinação — por Memphis, St. Louis, Kansas City, Chicago e, finalmente, Nova York — que teria propagado aquela música pelos EUA.

Nova Orleans é amada porque nos remete à infância do jazz, com aquela polifonia alegre, bonita e inocente — anterior ao cerebralismo genial de Duke Ellington e Thelonious Monk, ao virtuosismo trágico de Billie Holiday e Charlie Parker ou à cara amarrada de Miles Davis e John Coltrane.

Nenhum comentário: