quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Quarteto em Cy - biografia e primeiro DVD

Texto publicado no JBonline em 13/agosto/2008

Encontro no orkut inspira biografia do grupo vocal Quarteto em Cy
por Leandro Souto Maior, JB Online

RIO - Vinicius de Moraes apresentava elas assim: “Estas são as minhas menininhas, são as quatro baianinhas que eu um dia descobri: Quarteto em Cy”.

Em 1964, elas eram quatro garotas recém chegadas da Bahia e que ficaram muito encantadas - e ao mesmo tempo muito apavoradas - de contracenar com aqueles dois ídolos: Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi. Quarenta anos depois, Cyva, Cynara, Cybele e Sonya voltam ao repertório dos compositores, em lançamento de DVD e show no Teatro Rival, nesta sexta e sábado.

- A gente se sente na obrigação de cantar essas músicas para essa nova geração, de mostrar quem são esses caras que continuam sendo ídolos – diz Cynara

Elas estão com um site na internet (www.quartetoemcy.com.br), mas apenas Cynara é antenada às novidades e possibilidades da rede.

- Eu sou uma pessoa absolutamente viciada na internet. Adoro o que ela pode me dar de bom e uma das coisas mais importantes da minha vida foi saber lidar com isso. A Sonynha não gosta de internet. Cyva e Cybele não tem internet, mas ficam loucas quando eu conto meu entusiasmo!

E foi justamente no mundo virtual, mais precisamente no site de relacionamentos orkut, que surgiu o próximo projeto envolvendo o Quarteto em Cy.

- Descobri muita gente jovem apaixonada pelo nosso trabalho através do 'tal' do orkut. As pessoas pensam que é bobagem, mas não é não. Se você sabe usar aquilo para o bem, é uma ótima ferramenta. Através do orkut eu conheci uma jornalista, Inahiá Castro, que se apaixonou pela história do grupo e propôs fazer um livro, que já está pronto e vai ser lançado ainda este ano.

A história das quatro irmãs que vieram do interior da Bahia é realmente 'novelesca'.

- Ela mora em São Paulo, mas veio aqui no Rio pegar depoimentos, e pegou cada um melhor que o outro. Ela falou com o Chico (Buarque), com o (Gilberto) Gil, Carlos Lyra, com muita gente. Além disso, cedemos todo um material fantástico de documentos, fotos e tudo o mais, que vão impressionar e emocionar muita gente – adianta Cynara.

- Tudo começou quando a Inahiá perguntou em uma comunidade: 'quem teve contato com Vinicius?' Aí não sei o que me deu que eu respondi, e ela não acreditou que era eu, daí que começou tudo. E não poderia ser mesmo de outra maneira, porque o Vinicus arregimenta essa coisa da amizade de uma forma maravilhosa!

44 anos de carreira

Além de clássicos eternizados nos arranjos do quarteto, o repertório do show traz ainda pérolas nunca antes registradas por elas, como Pela luz dos olhos seus e Valsinha. Cynara assina grande parte dos arranjos vocais da apresentação.

- Gosto de todo mundo que faz vocal, o que é um desafio hoje em dia. Às vezes me parece como uma arte tão esquecida... As pessoas não valorizam, e é uma 'trabalheira danada'. Estudar o timbre, a tessitura, ver as vozes... Aí você canta, a música acaba naquele três minutos, e ninguém imagina o tempo que se dedicou àquilo - lamenta, mas não desanima:

- Estamos com muito gás. Quarenta e quatro anos de carreira não é brincadeira! Já temos um jeito de olhar uma para a outra e saber o que cada uma quer, o que cada uma gosta. É como um casamento – compara.

[01:21] - 13/08/2008

Nenhum comentário: