quarta-feira, 28 de julho de 2010

O som verdadeiro

Texto publicado no jornal "Folha de S.Paulo" de 28/julho/2010, no caderno "Tec"

Áudio 3D é aposta no mercado do som
por Amanda Demetrio, de São Paulo

Empresa brasileira investe em sistema de captação especial, que faz com que o usuário se sinta no meio da cena

Microfone em forma de cabeça permite captação de áudio que dá sensação de imersão mais realista ao ouvinte


Fazer com que o usuário se sinta dentro da cena que está assistindo. Além de ser o trunfo das TVs 3D, a máxima guia engenheiros que fazem pesquisa na área de som. Surge, então, o áudio 3D.

O som que dá a noção tridimensional pode ser de dois tipos: o surround e o binaural. O surround é usado tradicionalmente nas salas de cinema e alguns aparelhos de home theater tentam reproduzi-lo. Mas o binaural parece dar uma noção maior de imersão na cena.

Pensando nisso, a produtora de som Comando S Áudio investiu na área adquirindo o microfone Dummy Head. O aparelho é uma espécie de cabeça de madeira e outros materiais que simulam a caixa craniana com microfones posicionados no local em que ficam os ouvidos. Assim, o som é captado da mesma maneira como ele é recebido pela cabeça humana.

Os microfones acoplados não são quaisquer. Eles foram fabricados de acordo com um estudo da percepção auditiva humana, segundo Marcelo Cyro, engenheiro de som da Comando S Áudio.

A sensação de profundidade do som é criada a partir da interação entre as ondas do som produzidas ao redor. Quando essa interação é captada na mesma posição dos ouvidos, o resultado final de imersão impressiona.

Um porém da tecnologia é que só pode ser conferida em sua totalidade com o uso de fones de ouvido.

EXPERIMENTE

Estudos e experimentos sobre o áudio binaural já ocorrem há alguns anos. Ouça dez áudios gravados com o uso da técnica (lembre-se dos fones de ouvido!) em bit.ly/binaudio.

----------

ENTENDA

Binaural e surround têm efeitos diversos

Os tipos de áudio 3D (binaural e surround) trazem grandes diferenças.

Geralmente, o surround cria a dimensão do som por meio de caixas localizadas em pontos estratégicos do ambiente. A técnica é usada em salas de cinema e teatros, por exemplo.

Segundo Marcelo Cyro, engenheiro de som da Comando S Áudio, o surround traz a imersão, mas não dá a noção dos 360º ao redor do usuário.

Para dar essa percepção, o som binaural é indicado, mas existe a limitação da obrigatoriedade do uso do fone de ouvido. (AD)

Nenhum comentário: